FAQ 

FAQ - FOCO CARGO

1 - Quem é a FOCO CARGO?


A FOCO CARGO é uma empresa de logística especializada em transporte multimodal. Com agilidade e eficiência, buscamos soluções criativas em todas as etapas da logística.




2 - Onde a FOCO CARGO está situada?


A FOCO CARGO tem sua matriz situada em Caxias do Sul – RS e três filiais: São Paulo/SP, Manaus/AM e Boa Vista/RR.




3 – Como entro em contato com a FOCO CARGO?


Você pode enviar um e mail através do site ou pelos telefones informados. Basta clicar na unidade de sua preferência. Contamos ainda com as plataformas sociais.




4 - Qual a região que a FOCO CARGO atende?


A FOCO CARGO atende em todo território nacional e conta com agentes internacionais em todos os países dos continentes.




5 - Quais serviços oferecidos pela FOCO CARGO?


A FOCO CARGO dispõe dos mais amplos serviços que melhor possam atender as necessidades do cliente tanto no transporte rodoviário, aéreo ou marítimo.

Classificamos nossos serviços pela urgência e particularidades:

  • FOCO NACIONAL

  • FOCO PERECÍVEL

  • FOCO EXPRESSO

  • FOCO INTERNACIONAL




6 - Quais as informações necessárias para fazer uma cotação de frete?


Para solicitar a cotação do envio do seu material é necessário:

  • Cidade de origem

  • Cidade de destino

  • Prazo de entrega

  • Peso

  • Quantidade de volumes

  • Medidas dos volumes

  • Valor da Nota Fiscal

  • Tipo de Material




7 - Quais os documentos necessários para o embarque de uma carga?


A nota fiscal é primordial. Em alguns casos excepcionais são aceitas declarações, porém a cobertura de seguro ficará limitada somente ao valor do frete.




8 - Trabalham com carga perigosa?


Sim, desde que esteja acondicionada conforme normas IATA e com a devida documentação - SHIPPER DECLARATION.




9 - Para embarque de cargas perecíveis qual a embalagem necessária / prazos de aceite e entrega?


A embalagem deve ser apropriada ao produto. Existem casos em que o produto necessite de acondicionamento em caixas de isopores e de gelo seco para o auxílio da manutenção da temperatura. O prazo de aceite e entrega vai variar de acordo com a localidade. Entre em contato com nossa equipe para maiores informações




10 - Existe limite de peso?


Depende do serviço contratado, pois podemos oferecer várias possibilidades que atendam a sua necessidade.




11 - Fornecem embalagens?


Sim, entretanto dependendo da embalagem será cobrado um valor adicional.




12 - O que é peso real?


Peso real é o peso informado pela balança.




13 - O que é cubagem?


Cubagem é a relação peso X espaço que a mercadoria ocupa.

Materiais de grandes dimensões e com pouco peso costumam ser cubados. Para calcular a cubagem de um produto, deve-se primeiro certificar-se ele está embalado adequadamente para o transporte. Após o produto estar embalado, verifique as dimensões, sendo elas: comprimento, altura e largura.

A fórmula aplicada para o cálculo da cubagem é (comprimento(m) x altura(m) x largura(m) / 6000; Ex: peso real da mercadoria é 4 kg e as medidas da embalagem são: Comprimento 50 cm , Altura 30 cm e largura 25 cm: 50x40x30/6000 : 10kg cubados.




14 – Existem peso e dimensões limites para transporte?


Tudo vai depender do serviço escolhido. Para a maior segurança no transporte do seu produto entre em contato como nossa equipe que teremos a melhor solução para cada envio.




15 - Qual a embalagem correta para transporte?


A embalagem correta é sempre aquela que vai garantir a segurança do produto.




16 - Qual a embalagem adequada para transporte de vidros?


Em geral, vidros devem ser embalados em caixas de madeira devidamente fechadas e o conteúdo fixado e travado para evitar deslocamento. Além disso, deve se conter etiquetas de identificação na parte externa.




17 - O que é Ad-valorem?


É uma taxa calculada com base no valor da mercadoria, ou seja, sobre o valor total da Nota Fiscal para fins de seguro.




18 - O que é Sefaz?


Secretarias da Fazenda dos Estados têm como algumas de suas competências a administração tributária; administração financeira e administração orçamentária. Em determinados estados, a Sefaz possui posto nos aeroportos para promover a fiscalização das mercadorias e respectivos documentos, no intuito de verificar os impostos apurados e arrecadados.

Depois de desembarcadas das aeronaves, as mercadorias são obrigatoriamente direcionadas diretamente ao posto da Sefaz e, após liberação, são disponibilizadas para as companhias aéreas. É possível que prazos de entrega sejam influenciados pelo trâmite do órgão, podendo variar em decorrência do seu volume de trabalho e/ou horário de atendimento.




19 - O que é PIN?


PIN significa Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional, que é um documento gerado pela SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) a partir dos dados enviados pelas empresas remetentes por meio do WS SINAL Esse documento é necessário e indispensável para ser apresentado nos Postos Centralizadores de Vistoria da SUFRAMA juntamente com a documentação fiscal (notas fiscais, conhecimentos de transporte e manifesto de carga) e a mercadoria que está ingressando, para que seja feita a Vistoria Física da Mercadoria.




20 - O que é Suframa?


Trata-se de um documento eletrônico obrigatório emitido pela empresa remetente para cada nota fiscal e associado a um transportador de cargas.

O transportador então gera o Manifesto Suframa, onde constam todos os PINs e após a vistoria prossegue com a entrega. Para cargas enviadas de fora para dentro da Zona Franca, é necessário que ao receber a mercadoria, a empresa de destino confirme a homologação junto ao portal Suframa. Para estes procedimentos todas as empresas envolvidas devem possuir um cadastro na Suframa.

As vistorias de cargas são feitas de acordo com suas classificações: Verde, Vermelho e Cinza.

Vistoria Canal Verde – criado para dar rapidez ao processo, cargas classificadas como verde não necessitam de vistoria física, ou seja, o posto fiscal analisa tecnicamente os documentos das mesmas e procede com a homologação do PIN.

Vistoria Canal Vermelho – quando a mercadoria se enquadra na categoria vermelha, existe a obrigatoriedade de vistoria física e documental. A vistoria física é feita por amostragem no posto da Infraero (TECA III), no caso de frete aéreo, e na Central de Fiscalização Rodoviária quando se tratar de frete rodoviário.

Vistoria Canal Cinza – ao ser classificada como Canal Cinza, a mercadoria passa por uma vistoria dos documentos e 100% da carga é vistoriada fisicamente. Este procedimento é feito por agendamento junto à Suframa pelo transportador.




21 - Quais os prazos de entrega para cada modalidade serviço?


O prazo está vinculado à necessidade e aos meios escolhidos pela nossa equipe para que não ocorram atrasos.




22 - Como rastrear uma mercadoria?


Você pode clicar na aba rastreamento e preencher os campos solicitados.




23 - Quais são as formas de pagamento e faturamento?


O crédito fornecido é liberado mediante uma análise financeira e contendo restrições o pagamento deverá ser efetuado mediante depósito bancário.





FOCO CARGO

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Oferecemos uma extensa gama de serviços de transporte de cargas expressas que abrange todo o território nacional / internacional. Buscamos a alta performance no atendimento às necessidades dos clientes com comprometimento, agilidade, transparência e segurança nas informações, aliados a tecnologia de ponta e profissionais altamente treinados e qualificados.

CAXIAS DO SUL
SÃO PAULO
MANAUS
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Sagrada Família
Caxias do Sul/RS

CEP 95052-130

Rua Camacam, 309
Vila Anastácio

São Paulo/SP

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Galpão 2 - Flores

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Boa Vista/RR

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+55 54 3027 6111

+55 11 2216 0135

+55 92 3653 2556

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