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FAQ 

  • 1 - Quem é a FOCO CARGO?
    A FOCO CARGO é uma empresa de logística especializada em transporte multimodal. Com agilidade e eficiência, buscamos soluções criativas em todas as etapas da logística.
  • 2 - Onde a FOCO CARGO está situada?
    A FOCO CARGO tem sua matriz situada em Caxias do Sul – RS e três filiais: São Paulo/SP, Manaus/AM e Boa Vista/RR.
  • 3 – Como entro em contato com a FOCO CARGO?
    Você pode enviar um e mail através do site ou pelos telefones informados. Basta clicar na unidade de sua preferência. Contamos ainda com as plataformas sociais.
  • 4 - Qual a região que a FOCO CARGO atende?
    A FOCO CARGO atende em todo território nacional e conta com agentes internacionais em todos os países dos continentes.
  • 5 - Quais serviços oferecidos pela FOCO CARGO?
    A FOCO CARGO dispõe dos mais amplos serviços que melhor possam atender as necessidades do cliente tanto no transporte rodoviário, aéreo ou marítimo. Classificamos nossos serviços pela urgência e particularidades: FOCO NACIONAL FOCO PERECÍVEL FOCO EXPRESSO FOCO INTERNACIONAL
  • 6 - Quais as informações necessárias para fazer uma cotação de frete?
    Para solicitar a cotação do envio do seu material é necessário: Cidade de origem Cidade de destino Prazo de entrega Peso Quantidade de volumes Medidas dos volumes Valor da Nota Fiscal Tipo de Material
  • 7 - Quais os documentos necessários para o embarque de uma carga?
    A nota fiscal é primordial. Em alguns casos excepcionais são aceitas declarações, porém a cobertura de seguro ficará limitada somente ao valor do frete.
  • 8 - Trabalham com carga perigosa?
    Sim, desde que esteja acondicionada conforme normas IATA e com a devida documentação - SHIPPER DECLARATION.
  • 9 - Para embarque de cargas perecíveis qual a embalagem necessária / prazos de aceite e entrega?
    A embalagem deve ser apropriada ao produto. Existem casos em que o produto necessite de acondicionamento em caixas de isopores e de gelo seco para o auxílio da manutenção da temperatura. O prazo de aceite e entrega vai variar de acordo com a localidade. Entre em contato com nossa equipe para maiores informações
  • 10 - Existe limite de peso?
    Depende do serviço contratado, pois podemos oferecer várias possibilidades que atendam a sua necessidade.
  • 11 - Fornecem embalagens?
    Sim, entretanto dependendo da embalagem será cobrado um valor adicional.
  • 12 - O que é peso real?
    Peso real é o peso informado pela balança.
  • 13 - O que é cubagem?
    Cubagem é a relação peso X espaço que a mercadoria ocupa. Materiais de grandes dimensões e com pouco peso costumam ser cubados. Para calcular a cubagem de um produto, deve-se primeiro certificar-se ele está embalado adequadamente para o transporte. Após o produto estar embalado, verifique as dimensões, sendo elas: comprimento, altura e largura. A fórmula aplicada para o cálculo da cubagem é (comprimento(m) x altura(m) x largura(m) / 6000; Ex: peso real da mercadoria é 4 kg e as medidas da embalagem são: Comprimento 50 cm , Altura 30 cm e largura 25 cm: 50x40x30/6000 : 10kg cubados.
  • 14 – Existem peso e dimensões limites para transporte?
    Tudo vai depender do serviço escolhido. Para a maior segurança no transporte do seu produto entre em contato como nossa equipe que teremos a melhor solução para cada envio.
  • 15 - Qual a embalagem correta para transporte?
    A embalagem correta é sempre aquela que vai garantir a segurança do produto.
  • 16 - Qual a embalagem adequada para transporte de vidros?
    Em geral, vidros devem ser embalados em caixas de madeira devidamente fechadas e o conteúdo fixado e travado para evitar deslocamento. Além disso, deve se conter etiquetas de identificação na parte externa.
  • 17 - O que é Ad-valorem?
    É uma taxa calculada com base no valor da mercadoria, ou seja, sobre o valor total da Nota Fiscal para fins de seguro.
  • 18 - O que é Sefaz?
    Secretarias da Fazenda dos Estados têm como algumas de suas competências a administração tributária; administração financeira e administração orçamentária. Em determinados estados, a Sefaz possui posto nos aeroportos para promover a fiscalização das mercadorias e respectivos documentos, no intuito de verificar os impostos apurados e arrecadados. Depois de desembarcadas das aeronaves, as mercadorias são obrigatoriamente direcionadas diretamente ao posto da Sefaz e, após liberação, são disponibilizadas para as companhias aéreas. É possível que prazos de entrega sejam influenciados pelo trâmite do órgão, podendo variar em decorrência do seu volume de trabalho e/ou horário de atendimento.
  • 19 - O que é PIN?
    PIN significa Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional, que é um documento gerado pela SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) a partir dos dados enviados pelas empresas remetentes por meio do WS SINAL Esse documento é necessário e indispensável para ser apresentado nos Postos Centralizadores de Vistoria da SUFRAMA juntamente com a documentação fiscal (notas fiscais, conhecimentos de transporte e manifesto de carga) e a mercadoria que está ingressando, para que seja feita a Vistoria Física da Mercadoria.
  • 20 - O que é Suframa?
    Trata-se de um documento eletrônico obrigatório emitido pela empresa remetente para cada nota fiscal e associado a um transportador de cargas. O transportador então gera o Manifesto Suframa, onde constam todos os PINs e após a vistoria prossegue com a entrega. Para cargas enviadas de fora para dentro da Zona Franca, é necessário que ao receber a mercadoria, a empresa de destino confirme a homologação junto ao portal Suframa. Para estes procedimentos todas as empresas envolvidas devem possuir um cadastro na Suframa. As vistorias de cargas são feitas de acordo com suas classificações: Verde, Vermelho e Cinza. Vistoria Canal Verde – criado para dar rapidez ao processo, cargas classificadas como verde não necessitam de vistoria física, ou seja, o posto fiscal analisa tecnicamente os documentos das mesmas e procede com a homologação do PIN. Vistoria Canal Vermelho – quando a mercadoria se enquadra na categoria vermelha, existe a obrigatoriedade de vistoria física e documental. A vistoria física é feita por amostragem no posto da Infraero (TECA III), no caso de frete aéreo, e na Central de Fiscalização Rodoviária quando se tratar de frete rodoviário. Vistoria Canal Cinza – ao ser classificada como Canal Cinza, a mercadoria passa por uma vistoria dos documentos e 100% da carga é vistoriada fisicamente. Este procedimento é feito por agendamento junto à Suframa pelo transportador.
  • 21 - Quais os prazos de entrega para cada modalidade serviço?
    O prazo está vinculado à necessidade e aos meios escolhidos pela nossa equipe para que não ocorram atrasos.
  • 22 - Como rastrear uma mercadoria?
    Você pode clicar na aba rastreamento e preencher os campos solicitados.
  • 23 - Quais são as formas de pagamento e faturamento?
    O crédito fornecido é liberado mediante uma análise financeira e contendo restrições o pagamento deverá ser efetuado mediante depósito bancário.
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